A SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D E OMEGA 3 PODEM CONTROLAR SUA DOENÇA AUTO-IMUNE

As doenças autoimunes, caracterizadas por uma resposta autoimune inflamatória aos tecidos próprios, são a terceira causa de morbidade no mundo industrializado e uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres. As doenças autoimunes são condições crônicas com prevalência crescente com a idade e grandes encargos sociais e econômicos devido à falta de tratamentos eficazes.
A vitamina D e os ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa derivados do mar são dois suplementos nutricionais investigados como potenciais tratamentos de doenças autoimunes. In vitro, a forma ativa lipossolúvel da vitamina D (1,25-hidroxivitamina D) regula os genes envolvidos na inflamação e nas respostas imunes. Modelos animais de doença autoimune relataram que a vitamina D é benéfica porque inibe o desenvolvimento ou progressão da doença.

Um grande estudo de prevenção primária em diversos idosos americanos, a suplementação com vitamina D na dose de 2.000 UI/dia por aproximadamente cinco anos, isoladamente ou em combinação com 1 g/dia de ácidos graxos ômega 3 (460 mg de ácido eicosapentaenóico e 380 mg de ácido docosahexaenóico) levou a uma menor incidência de doença autoimune. Neste estudo mostrou que essa suplementação em 3 anos, foi observado diminuição de 30% na incidência de doenças autoimunes e em 40% a incidência de uma doença autoimune chamada artrite reumatóide.

Tendo em vista esses dados, e sabendo que as mulheres são as que a presença de todos os tipos de doenças autoimunes é mais frequentes, você tem suplementado vitamina D? Você sabe quais são seus níveis de vitamian D?