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DESMISTIFICANDO AS CRENÇAS SOBRE O LEITE.

Dra. Grazielle Carvalho
Dra. Grazielle Carvalho

Me chamo Grazielle Carvalho, sou médica, ginecologista e atuo na área há 12 anos, a minha maior missão nesses últimos anos é ajudar mulheres a melhorarem sua qualidade de vida e realizar o sonho de ser mãe, por isso desenvolvi um método chamado “Mulher Cheia de Vida”.

O leite é uma parte essencial de uma dieta saudável (FALSO)

Se você disse “verdadeiro”, pode estar confundindo leite com cálcio, o que é fácil de se acreditar, já que a vida toda ouvimos isso, mas na realidade os dois são muito diferentes. Leite é uma bebida.  O cálcio é um nutriente e é uma parte essencial de uma dieta saudável. O leite tem cálcio, mas dificilmente é a única fonte – e alguns argumentam que está longe de ser a melhor fonte.

As plantas são abundantes em cálcio, especialmente folhas verdes escuras e são de longe a melhor fonte de cálcio. Alimentos ricos em cálcio incluem algas marinhas, rúcula, couve, espinafre e mostarda. E não se esqueça de que o corpo precisa de nutrientes adicionais para mover o cálcio para os ossos, como vitaminas C e K, potássio e magnésio. Uma mistura saudável de alimentos vegetais pode facilmente fornecer todos os itens acima.

Você precisa de muito e muito cálcio (FALSO)

As recomendações de cálcio hoje existentes nas recomendações dos principais órgãos estão destorcidas.

Se você consome uma dieta de estilo ocidental rica em proteína animal, deve aumentar a quantidade de cálcio que consome porque – apesar da promessa da propaganda sobre o poder de construção óssea do leite – a proteína animal pode extrair cálcio dos ossos. Os Estados Unidos, que têm uma das maiores ingestões de cálcio do mundo, também têm uma das maiores taxas de fraturas ósseas do mundo.

Manter os ossos vitais é uma das principais razões para escolher alimentos vegetais ricos em cálcio. O cálcio das plantas evita a questão da proteína animal, liberando seus ossos para absorver o máximo possível do mineral.

Se você beber leite, não terá osteoporose. (FALSO)

O leite orgânico é mais saudável do que o leite convencional porque os agricultores orgânicos não usam antibióticos, alimentos carregados com pesticidas sintéticos e hormônios de crescimento

Os benefícios do leite para a saúde superam seus riscos. (É complicado)

A osteoporose não tem nada a ver com leite. Na verdade, é uma doença de afinamento ósseo ligada à depleção de cálcio. A condição afeta 10 milhões de americanos, e outros 40 milhões com osteopenia. Já está provado que países consomem mais laticínios, têm uma das maiores taxas de fraturas ósseas. E a quebra óssea é realmente menor em países que consomem pequenas quantidades de leite.

Uma ampla pesquisa mostra que a osteoporose tem a ver com genética e estilo de vida, não com o consumo de leite. Em um dos estudos mais rigorosos, os pesquisadores acompanharam cerca de 78.000 mulheres por 12 anos e descobriram que aquelas que bebiam dois ou mais copos de leite diariamente quebravam mais ossos do que as mulheres que raramente consumiam leite.

A ligação entre leite e câncer está bem estabelecida e O que vai fazer você prevenir a osteoporose é consumir mais peixes ricos em vitamina D (como salmão e sardinha) e reduzir alimentos que roubam cálcio dos ossos como excesso de sódio, álcool, proteína animal e cafeína.

Todas as crianças precisam de leite. (FALSO)

Algumas crianças precisam de leite. Quais? Aqueles com uma dieta pobre. “Para essas crianças, o leite pode ser o alimento de melhor qualidade que consomem em um dia”.

Pessoas em extrema pobreza, que não tenha acesso a outro tipo de alimento o consumo do leite pode ser essencial.

Leite desnatado é mais saudável do que leite integral (FALSO)

Substituir o leite integral por leite com baixo teor de gordura é divulgado como mais saudável e inclusive muito indicado para a dieta de pacientes com diabetes. Entretanto essa afirmação não é correta. Uma porção de leite integral tem cerca de 12 gramas de açúcar; uma porção de leite desnatado pode conter cerca de 25 gramas.

Trocar gordura por açúcar não faz sentido. Estudos mostram que o corte de gordura não leva à perda de peso, especialmente quando se trata de leite. Inclusive um desses estudos descobriu que quanto mais leite desnatado as crianças bebiam, maior a probabilidade de ganhar peso.

A questão é que a gordura enche mais do que o açúcar. As pessoas que seguem uma dieta com baixo teor de gordura sentem fome e, na maioria das vezes, comem carboidratos refinados.  “Sabemos que açúcar e grãos refinados causam ganho de peso, muito mais que alimentos que tenham gordura porque dão uma saciedade mais rápida.

O leite orgânico é mais saudável que o leite convencional (VERDADE)

O leite orgânico é mais saudável do que o leite convencional porque os agricultores orgânicos não usam antibióticos, alimentos carregados com pesticidas sintéticos e hormônios de crescimento.

Os benefícios do leite para a saúde superam seus riscos. (É complicado)

A resposta depende da sua dieta. Se a sua ideia de café da manhã almoço e jantar é aquele com batatas fritas e pizza congelada, a resposta para a pergunta é “verdade”. Leite é melhor para você do que comidas processadas.

Se sua dieta contém muitos vegetais, nozes, sementes e peixes, você pode não precisar – ou querer – leite em sua dieta. Pessoas que comem uma dieta de alta qualidade, o leite pode aumentar o risco de doenças e possivelmente alguns tipos de câncer.

A ligação entre leite e câncer está bem estabelecida e multifacetada. Para começar, o leite de vaca é rico em fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), um hormônio semelhante à insulina que desempenha um grande papel no crescimento das crianças, porque o leite é projetado para ajudar os bezerros a crescer. Em humanos, particularmente crianças, o IGF-1 estimula o crescimento celular e desencoraja a morte celular. Estudos mostram que adultos com altos níveis de IGF-1 estão em maior risco de câncer de próstata, mama e cólon. Parte desse risco pode ocorrer durante a infância.

Para complicar as coisas, a indústria cria vacas com níveis mais altos de IGF-1 porque essas vacas produzem mais leite. 

Outro fator que aumenta o risco de câncer é o estrogênio. O leite tem 60 hormônios naturais diferentes; estrogênio é predominante. Isso é problemático para pessoas com doenças sensíveis ao estrogênio, como câncer de mama, útero ou ovário. Grande parte do risco de uma mulher desenvolver esses cânceres depende de sua exposição ao estrogênio ao longo da vida. A exposição ao estrogênio ao longo da vida é um dos principais fatore de risco para o câncer de mama, sendo a influência dos laticínios nisso muito importante.

Parte do problema parece ser as práticas modernas de laticínios. As vacas leiteiras – criadas convencionalmente e organicamente – agora são ordenhadas até 305 dias por ano; durante a maior parte desse tempo estão grávidas. O leite de uma vaca em estágio avançado de gravidez tem até 33 vezes mais estrogênio do que o leite de uma vaca que não está grávida. E o estrogênio bovino é 100.000 vezes mais potente do que os estrogênios ambientais. Em outras palavras, seu café com leite diário pode abrigar muito mais perigo do que sua garrafa plástica de água.

Então devemos ter cuidado com a ingestão dos lácteos, pois além do aumento do risco de câncer sua implicação em alergia alimentares e inflamação crônica pode levar ao desenvolvimento de múltiplas doenças.

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