Diabetes gestacional

A diabete gestacional costuma se desenvolver a partir do 3º trimestre de gravidez e afeta cerca de 7% das mulheres

Na maior parte dos casos essa modalidade de diabetes desaparece após o parto e não costuma gerar sintomas.

Entretanto, sem o tratamento adequado ela pode se complicar e se tornar diabetes mellitus tipo 2 dentro de alguns anos.

Pensando nisso, vamos te explicar o que é, quais os sintomas e tratamentos para a diabetes gestacional.

Vamos começar!

O que é diabetes gestacional?

Ela é uma resistência à insulina produzida por hormônios relacionados à gestação, de modo que a glicose no sangue aumenta excessivamente.

A partir do terceiro trimestre de gestação aumentam as demandas nutricionais do organismo feminino.

A mãe acaba passando a ingerir mais carboidratos para oferecer glicose suficiente ao bebê.

Ao mesmo tempo, a produção de insulina pelo pâncreas diminui e o açúcar no sangue aumenta, resultando na diabetes gestacional.

Essa condição é mais comum entre mulheres que:

• Possuem 35 anos ou mais;
  • Possuem obesidade ou sobrepeso;
  • Possuem gordura excessiva na região abdominal;
  • Possuem baixa estatura;
  • São portadoras de síndrome do ovário policístico.

Mas como saber se você desenvolveu diabetes gestacional?

Confira a seguir!

Sintomas de diabetes gestacional

Na maior parte dos casos não surgem sintomas ou sinais relacionados à diabetes, por isso é fundamental manter o acompanhamento gestacional em dia.

Com o acompanhamento você realizará pelo menos 3 exames de glicose ao longo da gestação.

Nos casos em que surgem sintomas, são eles: aumento de apetite, visão turva, aumento da sede, infecções urinárias recorrentes, vontade excessiva de urinar e ganho de peso.

Esses sintomas são bastante comuns durante a gravidez e podem não estar associados à diabetes gestacional, por isso o acompanhamento médico é tão importante na confirmação do diagnóstico.

Bem, em caso de confirmação do diagnóstico, como é realizado o tratamento? Confira!

Tratamento para diabetes gestacional

O tratamento tem como objetivo ampliar a saúde mãe-bebê e evitar maiores complicações para o recém nascido, como distúrbios metabólicos e respiratórios.

A principal estratégia para tratar envolve a modificação de hábitos de vida, como alimentação e exercícios físicos, visando controlar o nível de glicose no sangue.

Nos casos em que a mudança de estilo de vida não é suficiente para regularizar o nível de glicose, é necessária intervenção medicamentosa.

Hipoglicemiantes orais ou de insulina podem ser prescritos, conforme orientação médica.

Caso não seja tratada depressa, quais os riscos da diabetes gestacional?

Os riscos para a mãe são:

• rompimento precoce da bolsa amniótica;
  • parto prematuro
  • aumento do risco de elevação súbita da pressão;
  • feto não virar de cabeça para baixo antes do parto normal;
  • e necessidade de realizar cesariana em razão do tamanho do bebê.

Já os riscos para o feto são:

• desenvolver síndrome de angústia respiratória;
  • aumento do tamanho do bebê;
  • risco de obesidade na infância;
  • doenças cardíacas;
  • icterícia e hipoglicemia após o nascimento.

Para evitar as complicações da diabetes gestacional, realize um acompanhamento médico especializado e completo!