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Efeitos do jejum intermitente na saúde, envelhecimento e doenças.

Dra. Grazielle Carvalho
Dra. Grazielle Carvalho

Me chamo Grazielle Carvalho, sou médica, ginecologista e atuo na área há 12 anos, a minha maior missão nesses últimos anos é ajudar mulheres a melhorarem sua qualidade de vida e realizar o sonho de ser mãe, por isso desenvolvi um método chamado “Mulher Cheia de Vida”.

De acordo com Weindruch e Sohal em um artigo de 1997 no Journal,reduzir a disponibilidade de alimentos ao longo da vida (restrição calórica) tem efeitos notáveis sobre o envelhecimento e o tempo de vida.

Estudos em animais e humanos mostraram que muitos dos benefícios para a saúde do jejum intermitente não são simplesmente o resultado da redução da produção livre-radical ou da perda de peso.

Em vez disso, o jejum intermitente provoca respostas celulares evolutivamente conservadas e adaptáveis que são integradas entre e dentro dos órgãos de uma maneira que melhora a regulação da glicose, aumenta a resistência ao estresse e suprime a inflamação. Durante o jejum, as células ativam caminhos que melhoram as defesas intrínsecas contra o estresse oxidativo e metabólico e aquelas que removem ou reparam moléculas danificadas.

Durante o período de alimentação, as células se envolvem em processos específicos de crescimento e plasticidade. No entanto, a maioria das pessoas consome três refeições por dia mais lanches, por isso o jejum intermitente não ocorre.

Estudos pré-clínicos mostram consistentemente a robusta eficácia modificadora de doenças do jejum intermitente em modelos animais em uma ampla gama de doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, cânceres e doenças cerebrais neurodegenerativas. A inversão periódica do interruptor metabólico não só fornece as cetonas necessárias para abastecer as células durante o período de jejum, mas também provoca respostas sistêmicas e celulares altamente orquestradas que se transportam para o estado alimentado para reforçar o desempenho mental e físico, bem como a resistência à doença.

Jejum intermitente e comutação metabólica

Glicose e ácidos graxos são as principais fontes de energia para as células. Após as refeições, a glicose é usada para energia, e a gordura é armazenada no tecido adiposo como triglicérides. Durante períodos de jejum, triglicérides são divididos em ácidos graxos e glicerol, que são usados para energia. O fígado converte ácidos graxos em corpos cetona, que fornecem uma grande fonte de energia para muitos tecidos, especialmente o cérebro, durante o jejum.

Quanto do benefício do jejum intermitente é devido à troca metabólica e quanto é devido à perda de peso? Muitos estudos têm indicado que vários dos benefícios do jejum intermitente são dissociados de seus efeitos na perda de peso. Esses benefícios incluem melhorias na regulação da glicose, pressão arterial e frequência cardíaca; a eficácia do treinamento de resistência; e perda de gordura abdomina.

Jejum intermitente e resistência ao estresse.

Ao contrário das pessoas de hoje, nossos ancestrais humanos não consumiam três refeições regularmente espaçadas, grandes, além de lanches, todos os dias, nem viviam uma vida sedentária. Em vez disso, estavam ocupados com a aquisição de alimentos em nichos ecológicos nos quais as fontes de alimentos eram pouco distribuídas. Com o tempo, o Homo sapiens passou por mudanças evolutivas que apoiaram a adaptação a tais ambientes, incluindo alterações cerebrais que permitiram criatividade, imaginação e mudanças físicas que permitiram aos membros das espécies cobrir grandes distâncias em seu próprio poder muscular para perseguir presas.

Efeitos do jejum intermitente na saúde e no envelhecimento.

Até recentemente, estudos de restrição calórica e jejum intermitente focavam no envelhecimento e na vida útil. Após quase um século de pesquisas sobre restrição calórica em animais, a conclusão geral foi que a redução da ingestão de alimentos aumenta robustamente o tempo de vida.

Efeitos físicos e cognitivos do jejum intermitente.

Em animais e humanos, a função física é melhorada com o jejum intermitente. Por exemplo, apesar de ter peso corporal semelhante, os ratos mantidos em jejum de dias alternados têm melhor resistência de corrida do que ratos que têm acesso ilimitado a alimentos. O equilíbrio e a coordenação também são melhorados em animais em regimes de alimentação diária restrita ou jejum de dias alternados. Jovens que jejuam diariamente por 16 horas perdem gordura enquanto mantêm a massa muscular durante 2 meses de treinamento de resistência.

Conclusões

Estudos pré-clínicos e ensaios clínicos mostraram que o jejum intermitente tem benefícios de amplo espectro para muitas condições de saúde, como obesidade, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, cânceres e distúrbios neurológicos. Modelos animais mostram que o jejum intermitente melhora a saúde ao longo da vida, enquanto os estudos clínicos têm envolvido principalmente intervenções relativamente de curto prazo, ao longo de um período de meses. Resta determinar se as pessoas podem manter o jejum intermitente por anos e potencialmente acumular os benefícios vistos em modelos animais. Além disso, os estudos clínicos têm focado principalmente em adultos jovens e de meia-idade com sobrepeso, e não podemos generalizar para outras faixas etárias os benefícios e a segurança do jejum intermitente observados nesses estudos.

Embora não entendamos completamente os mecanismos específicos, os efeitos benéficos do jejum intermitente envolvem a comutação metabólica e a resistência ao estresse celular. No entanto, algumas pessoas são incapazes ou não estão dispostas a aderir a um regime de jejum intermitente. Ao compreender melhor os processos que ligam o jejum intermitente a amplos benefícios à saúde, podemos ser capazes de desenvolver terapias farmacológicas direcionadas que imitam os efeitos do jejum intermitente sem a necessidade de alterar substancialmente os hábitos alimentares.

Estudos dos mecanismos de restrição calórica e jejum intermitente em modelos animais levaram ao desenvolvimento e teste de intervenções farmacológicas que imitam os benefícios de saúde e modificação de doenças do jejum intermitente. Exemplos incluem agentes que impõem um desafio metabólico leve (2-desoxicosglucose, metformina e agentes mitocondriais-desacoplamento), reforçam bioenergésicos mitocondriais (éster cetona ou nicotinamida riboside) ou inibem a via mTOR (sirolimus). No entanto, os dados disponíveis de modelos animais sugerem que a segurança e a eficácia dessas abordagens farmacológicas provavelmente serão inferiores às do jejum intermitente.

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