Existe relação entre síndrome do intestino irritável e endometriose.

A síndrome do intestino irritável e a endometriose são duas doenças que afetam uma parcela significativa da população feminina, em conjunto ou individualmente, com consequências marcantes na qualidade de vida. Vários estudos sugerem uma associação epidemiológica entre eles. Sua associação pode não ser apenas um fenômeno epidemiológico, mas a manifestação de uma correlação fisiopatológica, que provavelmente gera um fenômeno de promoção mútua. Em particular, ambas as entidades clínicas compartilham a presença de um estado inflamatório crônico de baixo grau na base da persistência da doença. O reconhecimento dessa associação é altamente significativo devido à sua prevalência e à manifestação clínica comum que ocorre com a dor abdominal crônica.

Para se ter uma ideia, mulheres com endometriose tem um risco 2,5 x maior de desenvolver síndrome do intestino irritável que a população normal.

A síndrome do intestino irritável é caracterizada por dor abdominal que acontece no mínimo 1x por semana nos últimos 3 meses, associado a 2 ou mais dos seguintes critérios: alteração na frequência das fezes, alteração da forma das fezes ou dor da defecação.

A endometriose é definida como uma doença inflamatória estrogênio-dependente caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio em locais fora da cavidade uterina, principalmente no peritônio pélvico e ovários. Os sintomas incluem cólica menstrual, dor não relacionada ao ciclo menstrual, dor na relação sexual e em média, 20% das pacientes apresentam subfertilidade. É uma doença complexa, na qual o diagnóstico demora de 6-8 anos, devido aos sintomas serem inespecíficos.

Essas duas doenças tem uma relação muito íntima porque as mesmas são mantidas por uma inflamação crônica de baixo grau, caracterizada por um estímulo crônico do sistema imunológico e produção de radicais livres devido a presença de disbiose e aumento da permeabilidade intestinal, translocação de toxinas bacterianas e ativação de mastócitos.

Devido a relação íntima entre as duas doenças e por compartilharem uma mesma causa, uma abordagem multidisciplinar é sugerida nestes pacientes para uma adequada investigação diagnóstica e uma terapia direcionada. Por isso uma abordagem terapêutica levando a uma modificação da alimentação, baseada em alimentos low fodmaps, acaba melhorando as duas patologias.