Perspectivas atuais do paciente com candidíase vulvovaginal: incidência, sintomas, manejo e resultados pós-tratamento.

A candidíase vulvovaginal é uma infecção fúngica comum causada por espécies de Candida , predominantemente C. albicans. Relatos históricos aproximam que 70% de todas as mulheres terão pelo menos um episódio de candidíase vaginal durante seus anos reprodutivos. A marca patológica da doença é uma condição inflamatória aguda da vulva e da mucosa vaginal induzida e acompanhada pelo crescimento excessivo de organismos de Candida que normalmente existe como um comensal vaginal quiescente.

Os sinais sintomas de candidíase vulvovaginal são tipicamente caracterizados por corrimento grosso e branco, ardor, vermelhidão e coceira na vulva e vagina e dispareunia. Acredita-se que o início da maioria dos casos de candidíase vaginal esteja associado a uma ampla gama de fatores predisponentes ou eventos desencadeadores, incluindo o uso de antibióticos, aumento dos níveis de estrogênio (por exemplo, anticoncepcionais orais de estrogênio alto, terapias de reposição hormonal, gravidez), diabetes mellitus não controlada, atividades sexuais e roupas justas. Além disso, estima-se que 8 a 10% das mulheres são suscetíveis à candidíase vaginal, apresentando 4 ou mais episódios por an. Múltiplas infecções recorrentes costumam ser idiopáticas, independentemente da gama de fatores de risco potenciais. Ao contrário da maioria das candidíase vulvovaginais episódicas ou esporádicas, os casos de candidíase vulvovaginais requerem regimes de manutenção com uso de antifúngicos em longo prazo por vários meses ou mais para evitar a recorrência.

Apesar das altas taxas de incidência em todo o mundo, os dados epidemiológicos que suportam as estimativas atuais das taxas de prevalência de candidíase vaginais foram limitados, amplamente históricos e frequentemente anedóticos. Mais recentemente, entretanto, vários estudos globais foram relatados. Um relata a prevalência mundial de candidíase vulvovaginal recorrente em aproximadamente 138 milhões de mulheres anualmente, e um adicional de 372 milhões ao longo da vida, causando morbidade e carga econômica substanciais. Outra pesquisa de painel da Internet em grande escala em vários países indicou uma taxa de prevalência de candidíase vulvovaginal recorrente ao longo da vida de 9% aos 50 anos, com a grande maioria dos episódios ocorrendo entre 19 e 35 anos de idade, o que foi notavelmente semelhante às estimativas históricas. Apesar desses estudos globais sobre as taxas de incidência prevalência em todo o mundo, as informações perspectivas atuais sobre as tendências da doença candidíase vulvovaginal recorrente ainda são necessárias e críticas para relatar os aspectos das infecções vaginais, incluindo diagnósticos e abordagens terapêuticas, compreensão da imunidade e patogênese do hospedeiro e fatores comportamentais associados com etiologia da doença. De fato, um grande corpo da literatura atual sobre os mecanismos de defesa do hospedeiro contra candidíase vaginal e imunopatologia associada baseou-se em citações epidemiológicas históricas antigas para candidíase vaginal que podem não refletir com precisão as tendências atuais associadas à doença.