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Qual a importância da atividade física na gestação?

Dra. Grazielle Carvalho
Dra. Grazielle Carvalho

Me chamo Grazielle Carvalho, sou médica, ginecologista e atuo na área há 12 anos, a minha maior missão nesses últimos anos é ajudar mulheres a melhorarem sua qualidade de vida e realizar o sonho de ser mãe, por isso desenvolvi um método chamado “Mulher Cheia de Vida”.

Você já ouviu falar que grávidas não podem praticar exercícios físicos? Pois é! Esse mito foi disseminado e é muito comum ouvi-lo. 

Mas, a verdade é que realizar exercícios durante a gestação é fundamental para a saúde!

Evidências científicas reconhecem o benefício dessa prática no ciclo vital mãe-bebê. 

Então venha compreender mais sobre a importância da atividade física no período gestacional e saber qual tipo de atividade é recomendada e qual evitar.

Vamos lá?

Atividade física e gravidez

A prática de atividade física possui papel decisivo na promoção de saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças.

As organizações de saúde, como a OMS, têm instituído diretrizes para incentivar estilos de vida saudáveis, com ênfase nas atividades físicas. 

Durante a gestação não é diferente, apesar das controvérsias.

Em décadas anteriores era recomendado para as gestantes reduzirem suas atividades e interromperem o trabalho, sobretudo durante os estágios gestacionais finais.

O exercício estava associado ao risco de parto prematuro, já que haveria estímulo para atividade uterina. 

Entretanto, a partir da década de 90, estudos começam a reconhecer os benefícios dessas práticas durante o período gestacional. 

Com isso, a atividade física passou a ser regulada.

Agora que sua importância é reconhecida, os médicos obstetras orientam as gestantes sobre a forma mais adequada de se exercitar na gestação. 

Benefícios das atividades físicas na gestação

Os principais benefícios envolvem:

  • Controle da ansiedade.
  • Controle do fluxo sanguíneo cerebral.
  • Redução da retenção de líquido.
  • Auxilia no controle do ganho de peso, mantendo mãe e bebê saudáveis.
  • Redução de dores na lombar.
  • Manutenção do condicionamento cardiovascular. 
  • Melhora a capacidade de alongamento.

Além desses itens, os impactos positivos ajudam na diminuição do risco de diabetes gestacional e ajudam a controlar a pressão arterial. 

parto normal vaginal também é facilitado pela rotina de exercícios e alongamentos na gestação.

Ah! Atenção! Isso não significa que se você nunca realizou atividades físicas deva aproveitar o período gestacional para se tornar uma atleta! 

É preciso ter prudência e seguir as orientações de sua médica obstetra especializada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), o ideal é iniciar gradativamente e com atividades leves como hidroginástica, natação, pilates, ioga ou caminhada. 

A seguir, veja quais atividades evitar:

Quais atividades devem ser evitadas?

Para se proteger é ideal saber quais atividades físicas possuem algum risco para o ciclo de vida. 

Qualquer atividade que envolva risco de batida da barriga ou de queda, é melhor evitar!

Assim, bicicleta e atividade como andar a cavalo devem ser evitadas a partir do segundo trimestre de gravidez.

Além disso, esportes coletivos em que há risco de choque entre duas jogadoras ou possibilidade de uma bola atingir a barriga também são arriscados.

Não se esqueça: as atividades mais indicadas são hidroginástica e caminhada.

Cuide de sua gestação!

Não negligencie a importância das atividades físicas durante a gestação.

A rotina ideal para cada caso deve ser analisada individualmente, considerando o histórico da gestante e as condições de sua gestação.

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